ENTRE SEM BATER - AR CONDICIONADO

Recebam minhas boas-vindas!
Elaborei esse blog para escrever em colaboração com meus leitores de modo ativo e dinâmico.
O ato do pensar pode transformar a jovialidade em velhice, consumindo a vida em uma grande causa. Essa causa é crivada de ideais que a transformam em uma verdadeira LUTA. A luta exige que todos pensem. Pobre luta! Quanto mais transformamos o pensar em luta, menor será seu privilégio e maior será sua CRUZ. Qual é a última tentação antes da crucificação?
Dedico esse blog a todos que pensam sem transformar esse ato em uma luta.
Afinal, o cérebro é algo tão impressionante que todos deveriam ter um.

Boa leitura e boa diversão!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Edgar Allan Poe - Contos


Poe foi um excepcional escritor com predileção por contos curtos. Ele defendia que a narrativa breve e em prosa deve ser lida entre 30 minutos e 2 horas. Em outras palavras o conto deve ser desgustado em uma sentada. Mas o texto também não deve ser muito curto, pois mesmo que cause impressões vívidas, logo elas podem ser esquecidas.
Mas Poe é famoso pelo seu conceito de unidade de impressão. O leitor de contos concentra todos seus esforços na obra, entregando sua própria alma ao autor, pois não há interferências externas. Isso gera uma situação ideal!
Nas palavras do próprio autor: Em toda composição não deve haver uma única palavra escrita cuja tendência, direta ou indireta, esteja em desacordo com o desígnio preestablecido. Esse método, usado com cuidado e destreza, aos poucos faz surgir uma pintura que imprime na mente do observador uma arte análoga, um sentimento de realização plena. A idéia do conto apresenta-se imaculada, uma vez que nada a perturba.
Fiquei muito animado para arriscar a rabiscar algo.
Talvez eu esteja diante de um novo projeto, mas sem planilhas, sem prazos e sem pressa.
Tudo a seu tempo e ao meu gosto pela escrita.
A história de um conto...

Um comentário: